quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Em Homenagem a um Querido Amigo

Para honrar e homenagear um ano de partida do meu tão querido irmão e amigo Ely, posto este texto que, dentro do tema, considero o mais luminoso e elucidativo dos que tenho visto. E que pode ajudar a liberar dos problemas e de sofrimentos a quem se decida a trabalhar conforme suas indicações.

Trata-se de uma síntese do V Discurso da Quarta Dimensão do Conhecimento de Si Mesmo.

Também o faço como especial agradecimento a ele pela importância que teve em minha vida. Importância que pode ser comparada ao garimpeiro que encontra o diamante ou a pepita dos seus sonhos.
Que suas inicitivas neste Planeta sejam benditas, hoje e sempre.

"Por que sou assim? Por quê?
Por que tenho esta altura, este peso, esta cor de pele, olhos desta cor e um nariz assim?
Por que me interesso por determinados tópicos ou me sinto atraído por determinados assuntos?
Amigo buscador, esta é uma das mais importantes perguntas que um ser humano possa fazer-se. É uma das perguntas que poderia levá-lo a conhecer-se profundamente e, ao mesmo tempo, a situá-lo em relação ao cosmo, à sociedade e, o mais importante, com relação a si mesmo.

Como posso descobrir porque sou assim?
Muitas vezes nos fascina ser como somos. Outras, não compreendemos nosso comportamento. Ainda outras vezes nos sentimos tão diferentes dos demais...
Quais são as causas?

O ser humano está composto do que chamamos personalidade e de uma essência, uma alma.

A personalidade é construída de todo o conhecimento, das vivências e das experiências adquiridas ao longo da vida. Ela é atraída pelo mundo externo; todas as coisas do mundo, as pessoas, as idéias, os pensamentos exercem uma poderosa influência sobre nossa personalidade. Tudo que atrae nossa atenção e levam nossa máquina pensadora a ser e a viver segundo as condições do meio externo.

A Alma, no entanto, vive em seu mundo, em dimensões superiores e traz consigo tendências, todas as potencialidades, qualidades e tem urgência em fazer uma série de coisas. Ela é nossa parte autêntica, original e a que pode evolucionar. A personalidade não evolui, é mecânica, densa. Essa alma carrega em si uma meta, um plano, um propósito de vida, que não é, de forma alguma, claro para a personalidade.

Mas como relacionamos nosso "eu" à personalidade, colocamos nela nosso centro de gravidade. E a alma fica relegada a segundo plano.

Seguramente, já sentimos em algum momento essas duas forças: uma parte quer fazer alguma coisa e algo dentro de nós não quer. E se insistimos e fazemos, sentimos remorsos, dor de consciência...

Ou então: uma parte nos impulsiona a fazer algo que não queremos fazer. E o sentimento que advém é de frustração.

Este conflito é permanente e nos pode explicar porque somos assim.

Uma parte da Alma involuciona numa tremenda velocidade, enquanto a outra parte necessita evoluir. Mas não pode fazê-lo por si só. Não pode realizar sozinha o propósito que a trouxe ao Planeta.

Necessita da personalide e nossos grandes problemas se dão pela falta de uma relação entre a alma e a personalidade. Criador e criatura.

Cada um de nós quer fazer só o que tem vontade, atendendo o que manda nossos impulsos, desejos, quereres.

Para compreender porque somos assim vamos partir do seguinte princípio:
A alma é similar a um poderoso ímã. E atrai vigorosamente ao longo da nossa vida, tudo o que precisa para evoluir. Para realizar o que necessita realizar.

Ela trás em si tendências positivas, boas, evolutivas.
E também o oposto, aquelas que necessita realizar para evoluir. Sua parte negativa.

Estas tendências definem a formação do corpo físico, elege as condições, a genética, o meio ambiente onde a futura pessoa poderá desenvolver o trabalho que a alma necessita fazer para evoluir. E definem também uma personalidade através do qual a alma se expressa no mundo material, onde não é possível que ela mesma se expresse.


Esta personalidade recebe uma carga violenta de impressões nos 7 primeiros anos. E a partir daí começa a receber informações, conhecimentos, idéias... Simplesmente vamos vivendo o que a alma nos atrai, inconscientes no entanto, de que seja ela que atrai tudo isto. Assim vai se formando a personalidade e começamos a nos conhecer como "eu personalidade", que é tudo o que retivemos em nossa memória.

Dizemos que nascemos de tais ou quais pais, que estudamos em tal colégio, que temos tal profissão, que temos tais tendências ou inclinações. Mas não sabemos porque somos assim. A alma, sim, sabe porque atraiu essas circunstâncias.

Por que somos assim?

Pela combinação de elementos, tanto evolutivos quanto involutivos que estão dentro de nossa alma-imã, os quais atraem aquilo que necessitamos viver e explicam porque somos assim.

A alma atrai a vida. Saímos à rua e ela começa a atrair tudo o que amamos e tudo o que tememos.

E a personalidade, filha da alma, também atrai tudo o que lhe parece bem, segundo o que aprendeu. E atrai também tudo o que não gosta, quer esteja na mente ou nas emoções.

A personalidade também tem duas polaridades:
- os pais tratam de inculcar os princípios da verdade, as coisas que devemos fazer; e na escola nos ensinam princípios morais, princípios do bem;
- assim como toda mentira, ilusão, maus hábitos que adquirimos pr imitação a nossos pais; assim como toda a parte fora da lei que vemos em nossa sociedade.

A parte positiva da personalidade corresponde ao que se deve fazer, à lei.

E se opõe à parte negativa, involutiva da alma.
E a parte negativa, involutiva da personalidade se opõe à parte evolutiva da alma.

Exemplo: se a pessoa vem aprender a lição de não violência, a parte evolutiva da alma vai atrair situações de violência para aprender a sair disto.

Como podemos ver, não é nada simples!

A saída é investigar dentro de nós mesmos quais são as tendências de nossa alma.
E as impressões que nossa personalidade recebe do mundo externo.
Podemos fazer este estudo anotando tudo o que amamos, o que sempre amamos:
- o que amamos e sabemos que amamos e porque amamos, é da personalidade;
- e o que sempre nos atraiu - idéias, pessoas, emoções, tipo de vida - e que não sabemos explicar, pertence à alma.
Anotar também tudo o que tememos:
- se sabemos a origem dos temores, medos, traumas, complexos, signifca que estes vem da parte negativa de nossa personalidade;
- se não sabemos explicar de onde se originam, pertencem à parte positiva da alma.

Não temos que acreditar em nada do que está sendo dito. Devemos, sim, verificar tudo.

Até descobrirmos qual é o conteúdo da nossa alma-ímã;

até saber exatamente, de modo a alcançar uma perfeita união entre a alma e a personalidade. Até construir uma cooperação entre as duas.

E para que tenhamos condições de resolver aquilo que nossa alma e nossa personalidade necessitam resolver.

Tudo o que vivemos todos os dias está sendo atraído e projetado desde a nossa alma. Se queremos mudar algo em nosso mundo, temos que ir até a origem, temos que ir até a alma.

E isto sucede apenas quando a alma estiver de acordo.

Temos que começar a observar quais parte são da alma, e quais são da personalidade:
- quais correspondem às características positivas da alma e quais são da sua parte negativa;
- quais correspondem à parte positiva da personalidade e quais são da sua parte negativa.

E isto é trabalho para muitos anos!"

Feliz tarde, amigo.

Quem se interessar pelo programa, posso enviá-lo por email.

Nenhum comentário: