terça-feira, fevereiro 17, 2009

FIM DE MAIS UMA ETAPA

Estamos completando nossa oitava para esta parte do Blog A PAZ COM O OUTRO.
Muitos aspectos ainda podem ser vistos, analisados, tratados, mas já temos um ponto de partida.

É uma etapa de importância para o buscador, porque requer tirar a atenção de si mesmo para ver o outro.

E também para refletir e concluir acerca de bases concretas para a Paz entre as pessoas, entre os povos. Bases que foram registradas dia a dia nas postagens desta etapa, dentro do que nos é possível ver e alcançar.

Nesta postagem conclusiva, queremos deixar registro da visão que temos acerca de alguns dos pontos que consideramos na evolução dos homens rumo à Paz:

- considera-se que o comércio e as relações intercambiais tem contribuído muito para a paz entre os povos e nações desde os primórdios da Humanidade. A tal ponto que se organizaram e evoluiram, transcendendo o próprio comércio em relações culturais, ajudas mútuas, etc. que foram criados os ministérios de Relações Exteriores e as representações oficiais de um país em outros - Embaixadas e Consulados - consolidando a amizade, a cooperação e a paz.

- A criação das Nações Unidas foi inspirada nestes valores e representou um grande avanço para todos e para o Planeta enquanto ser. Ainda que se tenha eventualmente desviado de seus propósitos, especialmente no que diz respeito à igualdade de participação

- Atualmente conta-se com cursos de Relações Internacionais em muitas Universidades; ou especializações em negociações de paz e em intercâmbios em diferentes áreas reconfirmando entre os homens o sentido de unidade - a Humanidade.

- Há intercâmbios estudantis e profissionais entre os países.

- A globalização das comunicações e dos negócios. E até da cultura, ainda que sob protestos, tem aproximado aos povos:

- A Cruz Vermelha com ajuda humanitária, e outras organizações, tem ampliado o conteúdo das boas relações entre os povos.

- As Organizações Não Governamentais voltadas para real serviço às pessoas.

- O turismo de lazer, de negócios, de estudos, e ecológico.

Observa-se também um avanço em direção à abertura das fronteiras em alguns Continentes. Dentre o que nos ocorre citar:

- Na América do Norte começou no século XIX com a formação dos Estados Unidos da América. Que tem um governo central, mas cada estado é autônomo, geográfica, política e economicamente. E também por haver decidido receber imigrantes de todas as partes para ajudar a construir a República Federativa derivada da união entre esses mesmos estados. Além do mais ofereceram liberdade de expressão religiosa.

- Na Europa no final século XX se materializou o sonho antigo da Unidade Européia com alguns países, mas hoje se estende até à Turquia.

- Na América do Sul estamos trabalhando a consolidação do MERCOSUL e a expansão do intercâmbio para além do comércio. Outros pactos, como o dos Países Andinos também têm sido trabalhados.

- Na América Central recentemente certos procedimentos de fronteiras estão sendo abolidos; e há algumas décadas tem investido na viabilização de um Banco Central Centro Americano;
Sem citar que Costa Rica decidiu por não ter ou manter forças armadas.

- África avançou muito quando do fim do separatismo racial na África do Sul e com a liberdade de Nelson Mandela.

- Na Ásia, os Tigres Asiáticos e outros acordos de negócios representam decisivos passos rumo a tal unidade.

E assim caminha a Humanidade...

Pouco a pouco a Paz se evidencia na medida em que caminhamos em direção a ela.
Seja através da amizade, seja através da boa vontade de relacionar-se com outros, em todos os círculos - pessoal, nas famílias, nas escolas, nos negócios, nas igrejas, nos clubes, nas comunidades, nas associações de bairro, em pequenas cooperativas de trabalho e produção conjunta, até o círculo mais abrangente dos povos, das nações e dos Continentes.

Agradeço sinceramente sua visita ao Blog e sua participação ao enviar seus comentários.

Muitas bençãos, amigo.


Nenhum comentário: