domingo, agosto 31, 2008

Atitude Mental acerca do Caminho

Como tenho me relacionado com o Caminho?
Que é o Caminho para mim?
Por onde tenho andado? No meu caminho ou no de outros?
Que devo fazer para manter-me no Caminho?

Reflito para avaliar interna e externamente minhas atitudes, as respostas.

A primeira impressão que vem, me mostra uma base inconsciente, de caráter negativo,
Própria do estilo de ego da cultura onde nasci e cresci:

Dogmas, idéias pré concebidas,
puritanismo interiorano,
Fenômenos, mistérios, milagres,
autoritarismo, julgamentos, inculpações,
medos, temores, dúvidas, represálias,
castigos, disputas, competições,
controles, aprisionamentos, limitações, sentimento de vítima.

O caminho do Serviço Impessoal à Vida,
O caminho da Unidade da Criatura e seu Criador,
Está confundido com preceitos religiosos,
Com um Deus poderoso que está no céu,
Com um Deus que é Amor, mas separado de mim, distante, inalcançável,
De um homem subalterno e inferior, sofredor, vítima da vida.

O caminho se confunde com misticismo.
O Amor, dado por suposto, não apresenta correlação
com as leis e princípios que conduzam à Ordem Universal.

Minha referência original é vaga, difusa para que me permita a construção
de um pensar consciente, de um fazer consciente,
de naturalmente responsabilizer-mepelos meus atos.
Assim como que me trouxesse à luz da compreensão as conseqüências desses atos.

Pecado x inferno,
Bonzinho x céu.
Tudo projetado para o futuro.
Nada que se relacionasse com o caminho:
Com o aqui e agora e
Com as ações concretas do dia a dia.
Nada de parceria do humano com o divino.

Deus é glorioso, Pai exigente e rigoroso.
A relação com Ele é confusa, tumultuada, nebulosa.
Uma relação que mais tem a ver com controle,
Do que com vontade consciente, com compreensão liberadora.
Controle de quê? Controle da livre expressão do que Eu Sou,
E da expressão das demais pessoas.
O outro é o outro, não tem nada comigo.
Proibido ser livre !!!
É pecado qualquer indício de contentamento.
Negação da realidade, das dificuldades, dos obstáculos, dos conflitos ...
Negatividade e imobilismo.
Inércia e frustrações diante dos obstáculos.
Dificuldades e problemas.
Reconhecer, agradecer, dar valor a quê?
Não tinha as respostas.

Necessitava ajuda.

A reflexão de hoje, no entanto, me mostra mais autonomia, mais compromisso com o meu dia a dia, mais responsabilidade em manter a ordem em meu próprio mundo, mais contente e relaxada com o que eu sou, mais disposta a aceitar e a atender a outros,
mais disposta a cuidar diariamente da relação comigo mesma.

O caminho é minha vida e minha vida é o caminho. Um pequeno passo a cada dia.

E sou grata por estar consciente dele.

Nenhum comentário: