terça-feira, setembro 02, 2008

Atitude Mental em Relação à Nacionalidade

Estive avaliando a questão do brasileiro em mim.
Mais que uma vez ouvi que, para ser um bom servidor, é preciso ser, antes, um bom brasileiro, no meu caso, que sou brasileira.
Como o que isto significa soa claro para meu coração, mas não soa nada claro para a mente, ponho-me a refletir sobre essa afirmação.
Surgiu um pequeno plano de trabalho acerca do problema do brasileiro e ocorreram-me alguns aspectos que decidi registrar e compartilhar com você.

Vi em mim, como aspectos da nacionalidade:
- passar adiante muito rápido sem parar para estudar, avaliar, aprofundar, deixar amadurecer, retificar; assim como falar muito antes de fazer.
- observo que a mulher está muito à deriva por falta de ordenamento nas emoções, especialmente as de nível de consciência mais baixo, que acabam dando muito poder ao acionar com base nas emoções.
- tudo o que chega até a mim, seja um insight, uma idéia, uma conclusão, um livro interessante, etc, penso logo em passar adiante, para quem eu vou falar a respeito? é o pensamento que vem de imediato. Mal recebo algo e já estou enviando a outros. Seja material, seja conhecimento que me está sendo entregue. Sempre estou pensando em para quem acredito que o bem ou o tema poderá ser útil. Sem incluir-me! Como o faz uma estação repetidora de televisão. O problema desta mentalidade é uma conseqüente superficialidade. A ausência de busca de alternativas mais reais, concretas e verdadeiras, de reflexões mais profundas. De cozinhar a comida antes de oferecê-la aos demais.

Aposto nas perguntas abaixo para melhor localizar-me em direção a uma saída deste patamar:

Qual o lado positivo deste povo?
Em que está destinado a servir?
Exatamente em que pode ser útil à humanidade?

Apesar de já ter ciência de que atrás de um grande problema, há também uma grande oportunidade., necessito da ajuda do Espírito da Verdade universal.
Afinal são mais de 500 anos de superficialidade que me têm mantido distante do melhor em mim, distante do reto pensar e do cumprimento necessários para chegar até onde a alma quer voar, para penetrar profundo dentro de mim. Conduze-me a Tua Excelência, Pai-Mãe-Amor.

Graças.

Um filho bem amado.

Nenhum comentário: