sábado, outubro 18, 2008

Parte e Contraparte I

Por Amor à Verdade, por Amor à Bondade e por Amor à Beleza, devo admitir que me vejo diariamente defendendo com ferocidade minha independência como indivíduo e trato de assegurar-me da minha responsabilidade por mim mesma.
E de ver como me é possível cumprir as minhas obrigações.
E de não querer nem esperar nada de outros.

Mas a minha contraparte, ou minha polaridade negativa, deseja desesperadamente encontrar alguém que se encarregue dela, que a tenha em conta, que a veja, que a cuide e que a ame.
Não lhe interessa nenhuma independência. Gostaria de contar com uma secretária que lhe organizasse o closet e os documentos e papéis. Tudo. Até que lhe desse banho.
E espera que os demais a tratem com todo Amor, Respeito, Tolerância, Consideração, Compreensão .
É o mínimo que ela quer. Acredito ser ste o mínimo que toda pessoa deseja e pelo qual deva lutar.

Quando a sabedoria universal diz que o Amor é a solução, é porque de fato, não há outra alternativa. Tem outra sim: agravarem-se os problemas, sempre que se escolhe a outra polaridade do Amor. Quando escolho não fazer o meu melhor.

Assim, a minha parte generosa, que não quer abusar dos demais, que trabalha duro para ser responsável por si mesma, faz o que pode para cuidar e amar essa outra parte que requer atenção. Trata de manter como sua primeira tarefa, como tarefa prioritária o cuidado com esta parte: não devo nem abandoná-la, nem entregá-la aos cuidados de outros.
Porque então se sentirá ainda mais abandonada, ainda mais carente e necessitada. E certamente, tomará o tempo para sabotar-me, para chamar minha atenção, para tornar minha vida impossível. Tenho comprovado que cada parte minha que não amo, compreendo, respeito, considero, volta-se contra mim, a cada instante. E não só a mim, mas se torna uma carga para outros e pode até se tornar um problema público, social.

Também deve ser levado em conta que ela porta a força necessária para que eu possa ser útil.
E, também, me sinaliza onde encontrar a iluminação que necessito para seguir adiante.
Grata por ser e estar.
Feliz dia.

Nenhum comentário: